terça-feira, 3 de junho de 2008

Poesias, poesias e mais poesias...

Minha poesia =]

Sábado, tive a oportunidade de participar de uma oficina de poesia. (Nem sei o que bem fui fazer lá, todo mundo fazendo poesias e eu corrigindo ou dando dicas, mas num produzi uma!) Foi muito bom, sou uma excelente apreciadora das artes com as letrinhas... E pude adquirir um melhor conhecimento sobre esse assunto. O instrutor do curso, José de Castro (excelente escritor, por sinal), citou Drumond, quando ele fala que a poesia nasce conosco, mas com o tempo perdemos ela, devido às coisas da vida... Eu concordo com ele, eu sou exemplo vivo disso, por um bom tempo a poesia não fez parte da minha vida. Mas também acredito que a poesia não se constrói apenas com palavras, existem diversas maneiras de se fazerem poesia, o fato de se falar de uma coisa com sentimento, a própria forma de falar, as artes cênicas, a música, os números (minha forma de poesia), tudo pode se tornar numa poesia, desde as coisas mais sombrias às mais iluminadas, das mais sem-graça às mais graciosas, das velhas e às novas, das feias às bonitas ...

Na hora, falei pra minha mãe que ela tinha tirado a poesia da minha vida! (ha ha) Mas não foi não, ela só foi modelada, eu acho! Ah e tem a parte da música também... Minha vida é cercada de poesia, mesmo nos dias em que sou uma "Caca inanimada" posso perceber isso! Acredito que o maior poeta foi Deus =]

Se bem que tem horas que eu perco o saco pra isso de poesia e tudo mais... (Pois é, eleições, daqui a pouco isso vai estar povoado de conversas políticas =] ) Mas acho que a única poesia que não pode faltar é a música, isso está impregnada em mim, seja ativa ou passivamente!

O que não pode deixar de existir mesmo, são os sentimentos, isso não, se não daí a poesia morre =(

Fica o recado pra quem ler essa porcaria publicada por mim: procurem fazer da sua vida poesia pois ela foi criada pelo maior poeta que existe! Se quiserem fazer críticas, estou aberta a recebê-las!! (Isso tudinho foi da minha loira cabecinha, sem consultar referências, estou evoluindo!!)

Inté a próxima (Mesmo com esse acesso do que eu chamo de criatividade, a preguiça não vai embora, portanto, findo este post!)...

Um comentário:

Tiago Fontes disse...

Já que sou o primeiro, vou fazer por onde deixar minha opinião aqui, em letrinhas não poéticas. Acredito que poesia mesmo seja a vida. Não nascemos poetas nem com uma sementinha de poesia em nós, acredito que nós somos a poesia do criador. Basta saber que tipo de poesia somos e, eu mais especificamente prefiro imaginar que sou feito um verso do Mário Quintana. Com passagens românticas de Florbela e os sonhos de Álvares de Azevedo.

Mas belo mesmo é a diferença nisso tudo e a capacidade de um verso literário amar-sem-fim uma poesia de números loira cabecinha. =]

Quanto ao verso de Quintana, dizia assim...
— O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA...