quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Raizes.

Eu sou da Cidade do Sol, nordeste brasileiro
Praia céu, azul, curto reggae o ano inteiro
Tomando [água de côco] com uma banda de cajú
Curtindo um pôr-do-sol nas dunas em Genipabú
A noite um forrózinho pé-de-serra pra animar
Tradição nordestina, cultura potiguar
Redinha, Ponta Negra tanto faz eu tô em casa
Sempre curtindo reggae, surf e camarão na brasa
Milhões de estrelas a brilhar
Contemplando a lua cheia
Na beira da praia de frente pro mar
Ouvindo o canto da sereia
[...]
O brilho do mar reflete a luz dos olhos teus
Eu quero ficar, pra nunca mais dizer adeus
Eu lavo minha alma por amor a você
Eu faço com orgulho tudo isso porquê... ♪ ♪
(Rastafeeling - Cidade do Sol)

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Saber!

Há pouco, fui almoçar como de costume. E esse almoço acabou sendo nada como de costume...
Sempre que posso, almoço aqui na empresa, porém sempre vou bem tarde. Nossos funcionários são um tanto 'ignorantes' e ficam intimidados com minha presença [além de eu ser a única mulher nesse meio], por isso eu sempre vou depois deles.
Hoje, quando cheguei na cozinha, ainda havia um almoçando. Eu dei boa tarde, fui simpática e procurei não constrangê-lo. Percebi que ele afastou um pouco na mesa, pra longe de mim, começou a prestar atenção na TV e em sua comida apenas, de uma forma bem tímida. Peguei minha refeição, sentei e não falei mais nada. Depois de algum tempo, percebi que ele estava 'retrucando' [falando, mas de uma forma tão grotesca que mal dava pra entender o que ele falava], eu virei pra ele, com um sorriso de educação e ele continuou a falar, e em alguns instantes estávamos 'conversando', ele falava de desperdício, de algumas situações que já havia passado na vida, de algumas reações que as pessoas tinham em meio a tanto caos que vivemos, eu apenas concordava e falava pouco, percebi que ele tinha necessidade de se expressar e de fazer aquilo para 'alguém'. E foi interessante, pois apesar de ser um de meus funcionários, eu nunca antes havia falado com ele, apenas: 'bom dia', 'boa tarde', 'até amanhã'.
Depois ele se calou e voltou a sua comida. Na TV passava informações sobre a olimpíada de Pequim, ele assistia atento. Quando terminou a reportagem, ele passou um tempo calado, depois olhou pra mim e disse: - 'eu não entendo como a gente vive num mundo só e num lugar é dia e no outro noite!'.
Eu dei um ar de riso e em meu estado normal, teria dado uma boa gargalhada. Mas parei e percebi que ele falou aquilo com a maior inocência e ignorância. Percebi, também, que ele estava esperando uma resposta minha. Eu respondi: - 'mas não é por causa do movimento de rotação da terra?!'. Ele olhou pra mim com uma cara de 'fale português por favor'. E eu expliquei como funcionava os movimentos da Terra e do sol e como são determinados os dias e as noites. Peguei umas coisas na mesa e exemplifiquei, me perdi em minhas explicações, e quando percebi, ele estava olhando e ouvindo esta 'explicação', como uma criança olha os preparativos para uma festa [principalmente a parte dos doces]. Quando vi sua fome e vontade de aprender uma coisa tão simples, tão besta que qualquer criança de 8 anos sabe explicar, pude perceber quão ingratos muitas vezes somos. Quanta diferença há no mundo. E num mundo tão próximo que às vezes nem percebemos.Eu mesma, vivo reclamando por não poder fazer mais do que faço, por querer fazer algumas coisas e o dinheiro não dá, alguns cursos que não posso pagar, objetos que não posso ter... Outro dia fui a praia, perto de minha casa com uns amigos, e fomos assaltados por ladrões armados que mal sabiam falar. Tomaram minha mochila [contendo 7 celulares, 2 MP4, 1 Ipod, 1 câmera digital, carteiras de couro e dinheiro], levaram apenas os celulares, um dos MP4 [que por sinal, parecia um celular] e o dinheiro. A ignorância era tanta que deixaram a câmera e as outras coisas de valor. E eu penso que fizeram isso por não conhecerem os objetos.Um amigo meu chegou a comentar que teve até medo de chingar eles ou falar mais algumas coisas e eles não entenderem. Nós chegamos a rir na hora, mas depois, nostalgicamente fiquei pensando no ocorrido.
Desde aí, venho pensando em como a educação, o 'saber' pode mudar a vida das pessoas. Quanto de oportunidade essas pessoas não tiveram?! O que poderia ser diferente se eles tivessem estudado, ou tivessem um pai ou uma mãe preocupados, zelosos, ou até mesmo quisessem mudar suas vidas e sair da mediocridade.
Só sei que o pouquinho do meu conhecimento que compartilhei hoje, me deixou mais feliz por ter tido essa oportunidade do que ficou feliz a pessoa que pôde receber as informações. O sorriso, por saber e uma dúvida tirada de uma pessoa, que não teve muitas oportunidades na vida e que é taxado de louco, bêbado, imprestável, como o já vi sendo tratado por colegas de trabalho. O 'doce' que ele conseguiu ganhar por sua 'obediência', como acontece com as crianças. E a oportunidade que me causou de me sentir grata e bem.
Isso tudo pode não ter sentido para algumas pessoas, mas pra mim faz... E como faz! Talvez agora, se pudesse compraria um alto falante de alcance mundial e sairia tirando dúvidas de pessoas como esse meu funcionário, se eu visse um sorriso daqueles no rosto de cada um.
Mas, é a vida, são as pessoas, o sistema. Cabe a nós, tentar mudar o mínimo que seja!
Me chamem de louca, utópica, idiota, do que quiserem. Cada um pensa o que quer, fala o que quer e ouve o que muitas vezes não quer. E essa sou eu: louca, utópica, idiota, crente, esperançosa... e todos os outros mais adjetivos otimistas que eu conheço.

=]

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Imaginar, criar sem registrar é de graça e ainda traz ânimo!

"As melhores pessoas vivem pulando. Pedindo a Deus para que um dia possam voar!"
(Mayhara Freitas)
Estava eu, pensando em coisas legais, a fim de alegrar meu dia, conversando com pessoas legais, fazendo meu trabalho legal, ouvindo músicas legais... (Aff, tanta coisa legal!)
Pois é, eu estava... E tive um acesso de criatividade! Imaginem só, que eu consegui organizar um pensamento meu em uma frase! Pois é meus amigos, esta pessoa de cabelo loiro que vos escreve conseguiu essa façanha! Que vocês gostem ou não, eu gostei! Inté a próxima...

terça-feira, 8 de julho de 2008

Pensamentos...

"É melhor tentαr e fαlhαr que preocupαr-se em ver α vidα pαssαr, é melhor tentαr, αindα que em vão,sentαr-se fαzendo nαdα αté o finαl. Eu prefiro nα chuvα cαminhαr, que em diαs tristes em cαsα me esconder,prefiro ser feliz, emborα loucα,que em conformidαde viver."
(Mαrtin Luther King)
*Palavras de incentivo de uma amiga, irmã, prima, companheira...
Pó, amo tu!

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Confusões...

Metade de mim
Agora é assim
De um lado a poesia, o verbo, a saudade
Do outro a luta, a força e a coragem pra chegar no fim
E o fim é belo incerto... depende de como você vê
O novo, o credo, a fé que você deposita em você e só

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Um dia...

E lá vamos nós pra mais um dia 12 de Junho. Um pouco diferente, fato. Esse dia doze está bem mais verde e iluminado. Lembra um sorridente campo de mato baixinho com uma casinha ao fundo, onde, na varanda, dois lesos vivem felizes. Parecendo que o mundo inteiro se resume ali. Por que não há em outro lugar nem em outros portos jamais houve tamanha felicidade pra eles, a não ser essa simplicidade de dizer que se amam todos os dias, e tais palavras fazem toda a diferença. Demorou uns três anos, entre “foras que a vida nos deu” ela “com certeza estava juntando você e eu”. Assim então se formou um “bom dia, olha as flores que eu trouxe pra você amor”. Até que já não era tempo de esconder mais nada e...”meu bem você me trás o mundo aos meus pés...”.
Como poesia sem meio nem fim, é escrita a história do raio de sol e do pastel, felizes, no campo dentro da casinha, ou, longe. Mas juntos, “aqui, ali, em qualquer lugar.”
Feito um oito deitado.
Texto por Tiago Fontes

terça-feira, 3 de junho de 2008

Poesias, poesias e mais poesias...

Minha poesia =]

Sábado, tive a oportunidade de participar de uma oficina de poesia. (Nem sei o que bem fui fazer lá, todo mundo fazendo poesias e eu corrigindo ou dando dicas, mas num produzi uma!) Foi muito bom, sou uma excelente apreciadora das artes com as letrinhas... E pude adquirir um melhor conhecimento sobre esse assunto. O instrutor do curso, José de Castro (excelente escritor, por sinal), citou Drumond, quando ele fala que a poesia nasce conosco, mas com o tempo perdemos ela, devido às coisas da vida... Eu concordo com ele, eu sou exemplo vivo disso, por um bom tempo a poesia não fez parte da minha vida. Mas também acredito que a poesia não se constrói apenas com palavras, existem diversas maneiras de se fazerem poesia, o fato de se falar de uma coisa com sentimento, a própria forma de falar, as artes cênicas, a música, os números (minha forma de poesia), tudo pode se tornar numa poesia, desde as coisas mais sombrias às mais iluminadas, das mais sem-graça às mais graciosas, das velhas e às novas, das feias às bonitas ...

Na hora, falei pra minha mãe que ela tinha tirado a poesia da minha vida! (ha ha) Mas não foi não, ela só foi modelada, eu acho! Ah e tem a parte da música também... Minha vida é cercada de poesia, mesmo nos dias em que sou uma "Caca inanimada" posso perceber isso! Acredito que o maior poeta foi Deus =]

Se bem que tem horas que eu perco o saco pra isso de poesia e tudo mais... (Pois é, eleições, daqui a pouco isso vai estar povoado de conversas políticas =] ) Mas acho que a única poesia que não pode faltar é a música, isso está impregnada em mim, seja ativa ou passivamente!

O que não pode deixar de existir mesmo, são os sentimentos, isso não, se não daí a poesia morre =(

Fica o recado pra quem ler essa porcaria publicada por mim: procurem fazer da sua vida poesia pois ela foi criada pelo maior poeta que existe! Se quiserem fazer críticas, estou aberta a recebê-las!! (Isso tudinho foi da minha loira cabecinha, sem consultar referências, estou evoluindo!!)

Inté a próxima (Mesmo com esse acesso do que eu chamo de criatividade, a preguiça não vai embora, portanto, findo este post!)...